EDI – Troca de informações

Alguma vez  alguém já te perguntou se sua empresa possui EDI e você não soube o que era?

Vamos esclarecer as dúvidas sobre EDI de uma vez por todas, para que sua empresa saiba porque e para que utiliza-se o EDI.

EDI (Electronic Data Interchange )  ou em português  (troca eletrônica de dados)  na área de transporte é muito solicitado por empresas de médio ou grande porte, o EDI consiste em trocar informações entre as empresas sem que tenha que haver a comunicação direta entre os sistemas, EDI  são arquivos que vão ser trocados entre as empresas pra facilitar a troca das informações e evitar digitação por parte das empresas que contratam as transportadoras, no ramo logístico possuímos alguns tipos de EDI, normalmente eles seguem um padrão, chamado padrão PROCEDA, esse padrão possuí um manual que deve ser seguido a risca tanto pela transportadora quanto pela empresa que vai ler o EDI,esses manuais possuem versões e cada empresa pode utilizar a versão que desejar, as versões mais recentes possuem melhorias e novos campos que não foram colocados em versões anteriores. Caso a empresa queira, ela também pode criar um padrão próprio, porém não é recomendado uma vez que o padrão PROCEDA é utilizado em larga escala e evita que os programadores tenham o retrabalho de criar uma documentação e implementação novas.

Tipos de EDI:

Notfis: é um EDI que contêm as informações de Nota fiscal, onde normalmente vem: Numero da nota, peso, volume, remetente, destino, chave de nota fiscal e outros campos que são pertinentes a NF-e, quem manda o NOTFIS é a empresa que contrata o frete, em alguns casos no NOTFIS já vem calculado o valor do frete de cada NF-e.

Ocorren: EDI para ocorrências das notas, onde informa o número da nf, se a mercadoria foi entregue ou se houveram outras ocorrências com a carga, quando ocorreram, e se teve alguma observação.

CONEMB: EDI que informa quais conhecimentos foram feitos, valores, e outras informações do CT-e.

PRÉ-FAT: é um EDI de pré fatura, ele é  enviado pela empresa que contrata o frete, mostrando quais os conhecimentos devem estar na fatura que deverá ser enviada a empresa.

DOCCOB: é um EDI de fatura, onde constam quais os ctes e qual o valor da fatura que a transportadora está enviando.

Formas de envio:

Cada empresa trabalha de forma diferente para envio dos arquivos, algumas pedem que seja enviado por email, outras possuem ambiente FTP para enviar, outras possuem empresas que são responsáveis por fazer a integração, nosso sistema possui integrações automáticas que não precisam te fazer perder tempo pra geração dos arquivos.

O dbFrete é integrado atualmente com +300 empresas diferentes que utilizam EDI, empresas como: Krona Tubos e conexões, Nestlé, Café três corações, Magazine Luiza, Britânia, Marilan alimentos, Amanco, Tigre entre outros.

Surgiram dúvidas a respeito do EDI? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer ter mais simplicidade e produtividade na gestão da sua transportadora?

Ideal para sua transportadora, com suporte dedicado e treinamento de equipe.